sábado, 21 de setembro de 2013

FELIT - FESTIVAL DE LITERATURA DE SÃO JOÃO DEL REI.

Jovens escritores abrem programação do Felit

Por Gazeta de São João del-Rei em 21/09/2013

Discutir a produção literária brasileira e incentivar o gosto pela leitura são os principais objetivos do Festival de Literatura de São João del-Rei (Felit) que, neste ano, está em sua sétima edição. Na agenda, palestras, oficinas, feira de livros, intervenções poéticas e exibições de filmes são só alguns dos programas oferecidos durante os quatro dias do evento.
Além disso, como de costume, a cada Festival um escritor brasileiro é homenageado. E em 2013 o escolhido foi Luís Fernando Veríssimo. Segundo um dos organizadores do Felit, Lúcio Teixeira, Veríssimo é o nome do ano devido à sua importância no cenário literário brasileiro. “Ele é um dos maiores autores brasileiros, com mais de 60 livros publicados. Além disso, é um excelente cronista, premiado mundialmente”, afirmou Teixeira. E completou: “As obras de Veríssimo vão ser o nosso ponto de partida no festival e a partir delas vamos discutir a produção literária no Brasil”, afirmou.
Teixeira destacou algumas novidades na programação. Segundo o organizador, nesta edição, pela primeira vez, o Felit abrangerá outra cidade. “Desde 2007, já pensávamos em fazer o festival em outros municípios, a exemplo do Inverno Cultural, que acontece em locais vizinhos, como uma forma de levar a literatura e o gosto pelo livro à nossa região”, explicou.
Além disso, Teixeira frisou que, graças a parceria com a Prefeitura e a Superintendência Regional de Ensino, houve uma maior possibilidade de se trabalhar com os alunos da rede pública de ensino. “Os alunos estão trabalhando as obras de Veríssimo seja através de teatro, desenhos e contação de histórias escrevendo as suas próprias crônicas para apresentar no festival”, contou.
Como parte do trabalho do Felit nesta edição, além do lançamento do sexto livro resultante das Oficinas de Formação de Jovens Autores, Crônicas Avulsas, baseado na obra do homenageado, os jovens autores também produziram cinco vídeo-crônicas que serão apresentadas na abertura do Festival.
Programação
Além do III Circuito Gastronômico, integrarão a programação, do dia 25 a 28 de setembro, palestras, conferências, mesas redondas, exposição sobre a vida e a obra do homenageado, lançamentos, intervenções poéticas, exibição de filmes, Feira de Livros e um espaço de confraternização do público com os autores convidados, a Praça das Letras. Segundo Teixeira, são esperadas aproximadamente 8 mil pessoas durante o festival e toda a programação será gratuita. Para saber mais consulte o site oficial www.felit.com.br.

Coletiva
Na última terça-feira, 17, a organização do evento realizou uma coletiva para apresentar à imprensa a programação e o Circuito Gastronômico do festival. Quatro pratos que integram o circuito foram servidos no dia. Eles foram criados a partir de obras de Veríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts