Infelizmente
muita gente ainda não entendeu a profundidade desta mensagem (muito real),
acerca do que está a ser feito com os seres humanos: http://www.youtube.com/watch?v=uMEU56r5iu4
Fernando
Baptista
www.fernandobaptista.com
Telef.
45- 3226 6593Temos
de nos tornar na mudança que queremos ver -Mahatma Gandhi
A total
desvalorização do professor, a desqualificação do aluno e suas necessidades, o
desprezo às mudanças do mercado de trabalho e a cegueira frente à nova estrutura
e dinâmica familiar são fatores que escravizam professores e alunos
aprisionando-os em um sistema de ensino falido e ineficaz que extingue a
profissão de MESTRE.
Numa tentativa de
sobrevivência de seus ideais, alguns professores migram para a rede municipal
que agora conta com o reforço das dez "grades" "sugeridas" pelo governo do
ex-ministro da Educação que, no meu entender, aprisionarão mais ainda
professores, alunos e pais:
1=TCC ao 9º ano em lugar de ensinar a pesquisar, analisar e trocar idéias desde o 1º ano;
2= reprovação em lugar de garantir aprendizado a todos e a cada um;
3=recuperação ao final do ano em lugar de recuperação a todo momento em que não houver o aprendizado;
4= curso profissionalizante particulares e financiados ao final do 9º ano em lugar de políticas públicas que contemplem o protagonismo jovem e a prática da cidadania democrática com universidades públicas para todos;
5= lição de casa obrigatória em lugar de lições de casa que o aluno seja garantidamente capaz de fazê-la sozinho;
6= boletim para os pais na internet com sugestões para os pais de como melhorar o rendimento de seus filhos em lugar de criar e efetivar estratégias para a Escola, através de seus profissionais, resolver os problemas de aprendizado dos alunos;
7= mudança para os maiores de 10 anos nas notas reduzindo-as de zero a dez no lugar de pagar hora extra para os professores elaborarem um relatório que realmente auxilie alunos tutorados por professores a garantir o aprendizado ou na pior das hipóteses, que o brasileiro saiba fazer regra de três já que é obrigado a ter nota numérica;
8=prova bimestral em lugar de pagar hora extra aos educadores para mensalmente ou semanalmente a escola se reunir e criar estratégias para correção de rota resolvendo os problemas de cada aluno e de todos os alunos observados pelos professores;
9= dividir os alunos em ciclos separados por provas classificatórias no lugar de derrubar as paredes físicas, emocionais e intelectuais que seccionam o ambiente escolar;
1=TCC ao 9º ano em lugar de ensinar a pesquisar, analisar e trocar idéias desde o 1º ano;
2= reprovação em lugar de garantir aprendizado a todos e a cada um;
3=recuperação ao final do ano em lugar de recuperação a todo momento em que não houver o aprendizado;
4= curso profissionalizante particulares e financiados ao final do 9º ano em lugar de políticas públicas que contemplem o protagonismo jovem e a prática da cidadania democrática com universidades públicas para todos;
5= lição de casa obrigatória em lugar de lições de casa que o aluno seja garantidamente capaz de fazê-la sozinho;
6= boletim para os pais na internet com sugestões para os pais de como melhorar o rendimento de seus filhos em lugar de criar e efetivar estratégias para a Escola, através de seus profissionais, resolver os problemas de aprendizado dos alunos;
7= mudança para os maiores de 10 anos nas notas reduzindo-as de zero a dez no lugar de pagar hora extra para os professores elaborarem um relatório que realmente auxilie alunos tutorados por professores a garantir o aprendizado ou na pior das hipóteses, que o brasileiro saiba fazer regra de três já que é obrigado a ter nota numérica;
8=prova bimestral em lugar de pagar hora extra aos educadores para mensalmente ou semanalmente a escola se reunir e criar estratégias para correção de rota resolvendo os problemas de cada aluno e de todos os alunos observados pelos professores;
9= dividir os alunos em ciclos separados por provas classificatórias no lugar de derrubar as paredes físicas, emocionais e intelectuais que seccionam o ambiente escolar;
10=dependência no 7º e 8º
anos no lugar de recuperação constante, inserida no horário escolar, referente a
cada conteúdo ensinado e não aprendido pelo aluno.
O
conjunto destas medidas é similar ao enjaular em pequenas celas frias de
laboratórios de inseminação artificial, os animais em extinção, na tentativa
insana de garantir sua reprodução.
e LUTEMOS para que as dez
grades não venham a somar na estatística de evasão de mestres e alunos das
instituições escolares da maior cidade da América Latina.
ElyPaschoalick
Nenhum comentário:
Postar um comentário