“O verdadeiro líder não é o que vai à
frente, mas sim aquele que vai atrás, estimulando os seus liderados a fazer
acontecer.” - Alkíndar de Oliveira
Artigo
MENSAL-6
A FORÇA DA
INICIATIVA
Alkíndar de
Oliveira
Conta-nos Laurie Beth Jones em seu
livro Jesus CEO, Editora Butterfly, que “Franklin Delano Roosevelt
foi aconselhado por sua equipe de que seus planos para pôr fim à Grande
Depressão dos EUA eram muito grandiosos, muito caros e muito difíceis. ‘Bem’,
bradou ele: ‘talvez estes não sejam perfeitos em todos os aspectos. Mas por
Deus, temos que fazer alguma coisa!’. Sua administração teve o mérito de ter
colocado os Estados Unidos novamente de pé. Somente porque um líder foi
vigoroso”. O líder vigoroso decide, toma iniciativa. Pode até não tomar a melhor
decisão, mas ele sabe que fazer alguma coisa, é melhor do que nada
fazer.
Certa vez um amigo diretor de uma
empresa lamentava comigo as atitudes do seu presidente. Disse-me algo assim:
“Ele nos diz o que espera que atinjamos na empresa, e deixa o abacaxi para que
nós descasquemos. Nem sempre há planejamento prévio, não há indicativos
confiáveis e, muitas vezes, nem há estrutura para podermos atendê-lo”. Eu disse
a ele: “É por isso que ele é presidente!”. O líder é aquele que “aponta o
caminho”, e passa à sua equipe a responsabilidade de percorrer tal caminho. Se o
presidente de uma empresa esperar que ela esteja estruturada para ter
iniciativas, não estará exercendo a sua função com eficácia. O líder maior é
também o estrategista maior. E dificilmente uma boa e inovadora estratégia
realiza-se numa estrutura pronta. Muito pelo contrário, uma boa estratégia
geralmente inspira e motiva a mudança da estrutura. Óbvio que o ideal é que ao
“apontar o caminho” já houvesse uma estrutura para que a equipe soubesse como
percorrê-lo. Mas no meio corporativo o mundo real é o que predomina. E não o
ideal. O grande mérito de atingirmos o ideal, é que paulatinamente melhoraremos
o mundo real. Mas para isto, precisamos saber o valor das tomadas de decisão, o
valor da iniciativa.
Em nossa vida, se quisermos
ser pessoas úteis e produtivas, é fundamental darmos importância aos “três
is”: Informação, Indignação e Iniciativa. O
homem precisa procurar a informação, pois o homem mal informado é
como uma moldura sem o quadro. Tendo a informação, é preciso, se for o caso,
indignar-se, pois a indignação altera a força de nossos
pensamentos, estimulando-nos a agir. E por último, é preciso tomar a
iniciativa.
Existem três grupos de
pessoas: Primeiro grupo: Composto por pessoas que têm a informação,
mas não se indignam nem tomam a iniciativa. São os cultos de verniz:
brilham, mas não têm luz própria; Segundo grupo: Composto por pessoas
que têm a informação e indignam-se, mas não tomam a iniciativa. São as que
brilham, têm luz própria, mas mantém esta luz escondida; Terceiro grupo:
Composto por pessoas que têm a informação, indignam-se e tomam a
iniciativa. Estas pessoas brilham, têm luz própria e iluminam a Humanidade
com o esplendor de sua florescência.
A que grupo
pertencemos? Se, por exemplo, sabemos que há pobreza e só ficamos nisso,
pertencemos ao primeiro grupo; somos pessoas de “um i”: temos a informação, e
só. Se, sabemos que há pobreza e isso fere nossa sensibilidade, pertencemos ao
segundo grupo; somos pessoas de “dois is”: temos a informação, ficamos
indignados, e só. Se, sabemos que há pobreza e isso fere nossa sensibilidade e
agimos para ajudar a diminuir a pobreza, somos pessoas de “três is”: temos a
informação, ficamos indignados e tomamos iniciativa.
O mundo e as empresas
precisam de pessoas do terceiro grupo; pessoas que não somente tenham informação
e se indignem, mas que também tomem a iniciativa de mudar a situação. Mas,
complementando, que não somente “tomem a iniciativa”, como também “persistam” no
propósito de alcançar seus objetivos.
CURRÍCULO:
Criador da
METODOLOGIA DO DIÁLOGO E DO CONSENSO, Alkíndar de Oliveira é autor de vários livros, sendo o último “O PODER DO DIÁLOGO, Como se tornar um grande
líder”, Editora Planeta.
Escritor,
Palestrante,
Consultor de Empresas e Professor de Liderança, Oratória,
Ambiente Organizacional, Visão Sistêmica, Comunicação Interna e outros temas de
interesse das empresas. Radicado em São Paulo-SP, profere palestras e
ministra - em todo o Brasil - treinamentos comportamentais para líderes.
Suas teses e
artigos estão expostos em veículos de comunicação como as revistas Você
S/A e Bons Fluidos, da Editora Abril; revista
Pequenas Empresas Grandes Negócios, Editora Globo; revista
“Venda Mais”, Editora Quantum; e os jornais Valor
Econômico, O Estado de São Paulo e Jornal do
Brasil.
Algumas
empresas-clientes: MCDONALD’S,
PETROBRAS, MAHLE, VOLKSWAGEN, PORTO SEGURO SEGUROS, 3M, BIOAGRI, ARTEFACTO,
CHEMYUNION, DUPONT, LIBBS, POLENGHI, ERICSSON, GATO PRETO, ACRILEX, INPAR,
HATCH, BM&F, BRADESCO, CAIXA, CORREIOS, ODONTOPREV, JOHN DEERE, GM,
MITUTOYO, WEG MOTORES, SANOFI-AVENTIS.
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