quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A FORÇA DA INICIATIVA. ALKIDAR DE OLIVEIRA.

O verdadeiro líder não é o que vai à frente, mas sim aquele que vai atrás, estimulando os seus liderados a fazer acontecer.Alkíndar de Oliveira

Artigo MENSAL-6
A FORÇA DA INICIATIVA
Alkíndar de Oliveira

Conta-nos Laurie Beth Jones em seu livro Jesus CEO, Editora Butterfly, que “Franklin Delano Roosevelt foi aconselhado por sua equipe de que seus planos para pôr fim à Grande Depressão dos EUA eram muito grandiosos, muito caros e muito difíceis. ‘Bem’, bradou ele: ‘talvez estes não sejam perfeitos em todos os aspectos. Mas por Deus, temos que fazer alguma coisa!’. Sua administração teve o mérito de ter colocado os Estados Unidos novamente de pé. Somente porque um líder foi vigoroso”. O líder vigoroso decide, toma iniciativa. Pode até não tomar a melhor decisão, mas ele sabe que fazer alguma coisa, é melhor do que nada fazer.
Certa vez um amigo diretor de uma empresa lamentava comigo as atitudes do seu presidente. Disse-me algo assim: “Ele nos diz o que espera que atinjamos na empresa, e deixa o abacaxi para que nós descasquemos. Nem sempre há planejamento prévio, não há indicativos confiáveis e, muitas vezes, nem há estrutura para podermos atendê-lo”.  Eu disse a ele: “É por isso que ele é presidente!”. O líder é aquele que “aponta o caminho”, e passa à sua equipe a responsabilidade de percorrer tal caminho. Se o presidente de uma empresa esperar que ela esteja estruturada para ter iniciativas, não estará exercendo a sua função com eficácia. O líder maior é também o estrategista maior. E dificilmente uma boa e inovadora estratégia realiza-se numa estrutura pronta. Muito pelo contrário, uma boa estratégia geralmente inspira e motiva a mudança da estrutura. Óbvio que o ideal é que ao “apontar o caminho” já houvesse uma estrutura para que a equipe soubesse como percorrê-lo. Mas no meio corporativo o mundo real é o que predomina. E não o ideal. O grande mérito de atingirmos o ideal, é que paulatinamente melhoraremos o mundo real. Mas para isto, precisamos saber o valor das tomadas de decisão, o valor da iniciativa.
         Em nossa vida, se quisermos ser pessoas úteis e produtivas, é fundamental darmos importância aos “três is”: Informação, Indignação e    Iniciativa. O homem precisa procurar a informação, pois o homem mal informado é como uma moldura sem o quadro. Tendo a informação, é preciso, se for o caso, indignar-se, pois a indignação altera a força de nossos pensamentos, estimulando-nos a agir. E por último, é preciso tomar a iniciativa.
        Existem três grupos de pessoas: Primeiro grupo: Composto por pessoas que têm a informação, mas não se indignam nem tomam a iniciativa. São os cultos de verniz: brilham, mas não têm luz própria; Segundo grupo: Composto por pessoas que têm a informação e indignam-se, mas não tomam a iniciativa. São as que brilham, têm luz própria, mas mantém esta luz escondida; Terceiro grupo: Composto por pessoas que têm a informação, indignam-se e tomam a iniciativa. Estas pessoas brilham, têm luz própria e iluminam a Humanidade com o esplendor de sua florescência.
          A que grupo pertencemos?   Se, por exemplo, sabemos que há pobreza e só ficamos nisso, pertencemos ao primeiro grupo; somos pessoas de “um i”: temos a informação, e só. Se, sabemos que há pobreza e isso fere nossa sensibilidade, pertencemos ao segundo grupo; somos pessoas de “dois is”: temos a informação, ficamos indignados, e só. Se, sabemos que há pobreza e isso fere nossa sensibilidade e agimos para ajudar a diminuir a pobreza, somos pessoas de “três is”: temos a informação, ficamos indignados e tomamos iniciativa.
         O mundo e as empresas precisam de pessoas do terceiro grupo; pessoas que não somente tenham informação e se indignem, mas que também tomem a iniciativa de mudar a situação. Mas, complementando, que não somente “tomem a iniciativa”, como também “persistam” no propósito de alcançar seus objetivos.

CURRÍCULO:
Criador da METODOLOGIA DO DIÁLOGO E DO CONSENSO, Alkíndar de Oliveira é autor de vários livros, sendo o último “O PODER DO DIÁLOGO,  Como se tornar um grande líder”, Editora Planeta.
Escritor, Palestrante, Consultor de Empresas e Professor de Liderança, Oratória, Ambiente Organizacional, Visão Sistêmica, Comunicação Interna e outros temas de interesse das empresas. Radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra - em todo o Brasil - treinamentos comportamentais para líderes.
Suas teses e artigos estão expostos em veículos de comunicação como as revistas Você S/A e Bons Fluidos, da Editora Abril; revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Editora Globo; revista “Venda Mais”, Editora Quantum; e os jornais Valor Econômico, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil.

Algumas empresas-clientes: MCDONALD’S, PETROBRAS, MAHLE, VOLKSWAGEN, PORTO SEGURO SEGUROS, 3M, BIOAGRI, ARTEFACTO, CHEMYUNION, DUPONT, LIBBS, POLENGHI, ERICSSON, GATO PRETO, ACRILEX, INPAR, HATCH, BM&F, BRADESCO, CAIXA, CORREIOS, ODONTOPREV, JOHN DEERE, GM, MITUTOYO, WEG MOTORES, SANOFI-AVENTIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts