quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PASSOS REALIZA IV JORNADA MINEIRA DE PATRIMÔNIO CULTURAL.

18/09/2013 às 19h42

Passos realiza IV Jornada Mineira

Sem comentários

Clic Folha
Passos sedia, entre quinta (18) e sexta-feira (19), a IV Jornada Mineira de Patrimônio Cultural. O tema deste ano é “Griôs – a jornada dos mestres da nossa cultura”. São os mestres dos Ternos de Congo, Moçambique, Marinheiro, Cavalhada e da Folia de Reis.

Numa mesa-redonda, a partir das 19h, no anfiteatro da Casa da Cultura, eles vão discutir e contar o surgimento das manifestações culturais e folclóricas na cidade.

A indumentária que eles usam nos eventos será colocada em exposição no acesso para o anfiteatro e poderá ser visitada pelo público durante toda a sexta-feira.

A IV Jornada Mineira de Patrimônio Cultural é promovida pelo Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural) de Minas Gerais em todos os municípios que possuem cadastro nesse órgão no Estado.

A Prefeitura de Passos realiza o evento através do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Segundo a presidente do conselho, Adriana Beatriz de Oliveira Polez Rocha, a jornada relaciona uma série de atividades que os municípios podem realizar durante o mês sob um tema.

O deste ano é o dos griôs. “Os griôs são símbolos da tradição oral responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social de uma comunidade. São guardiães da memória e história oral de um povo, respeitando sempre seus ancestrais”, disse.

São os griôs, ou mestres da Congada, Moçambiques, Cavalhada e Folia de Reis, que vão participar da mesa-redonda. “Em mais de 100 anos dessa atividade cultural em Passos, pela primeira vez estarão reunidos os mestres dessa tradição para relatarem todo o histórico e suas experiências nesses segmentos culturais”, explica Adriana Rocha.

Quem for assistir ao evento poderá conferir as vestes – as fardas, as espadas, os chapéus – usadas nessas manifestações folclóricas, que estarão expostas na Casa da Cultura e assim irão permanecer na sexta-feira.

“Desde já convidamos toda a população passense para esse acontecimento inédito e que irá ajudar a perpetuar essa cultura na nossa cidade. Todos sabem que existem o Congo, o Moçambique, a Cavalhada, a Folia de Reis, o Terno de Marinheiro, mas poucos sabem como surgiram na cidade, como passaram de geração em geração até chegar aos dias de hoje”, disse a presidente do conselho.

A jornada será documentada em foto, vídeo e num catálogo – material que servirá para consulta e pesquisa por estudantes, professores e qualquer pessoa da comunidade.

Esse material será distribuído em escolas e bibliotecas da cidade. “Essa jornada é para o enriquecimento cultural, educacional e patrimonial no sentido de se respeitar e valorizar os bens culturais do nosso município. Tanto os bens materiais como os imateriais”, explica Adriana Rocha.

O Iepha também irá receber uma cópia do registro do evento, que irá ajudar Passos a aumentar sua pontuação no órgão e, assim, receber mais repasse do ICMS-Cultural, através do Fumpac (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural).

O recurso deve ser empregado na conservação dos bens tombados na cidade. Entre eles, a fonte luminosa da Praça Geraldo da Silva Maia (praça do Rosário) e a Escola Municipal Francina de Andrade, que irão passar por alguns reparos neste ano. 

Um comentário:

  1. Que maravilha essa iniciativa! Sou professora em Pouso Alegre, sempre fazemos umas ações, mas assim tão bem organizada e tão ampla, vamos fazer agora, depois de ler aqui! Seu blog é uma boa bússola para conhecermos nosso sul de Minas. Agradecemos seu empenho e trabalho! Ana Ferreira

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts