1- Quando exatamente
começou esse movimento de assinaturas eletrônicas em prol a
Educação?
O III Manifesto foi colocado na Avaaz em 1 de outubro de
2013.
Em meio a esta onda de
desejo de qualidade, percebemos que é o momento de intervir e entregar à
sociedade o III Manifesto pela Educação. Este documento foi escrito, ao longo de
dois anos sem a tutela de organizações, empresas ou partidos
políticos.
Somos professores dos mais diferentes lugares do
Brasil, que nos reunimos em redes sociais e em encontros presenciais
motivados pela indignação e tristeza de conviver com os
vergonhosos resultados estatísticos de nossa educação.
2- Após a entrega "oficial" em Brasília, dia 19/11, quais serão as ações
para acompanhar o andamento do pedido?
Por ocasião de levarmos ao Ministro da Educação o convite para
comparecer à abertura da CONANE, (I Conferência
Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), na Legião da Boa
Vontade, em Brasília www.conane.org). fomos recebido por ele em uma
audiência que durou 1h15 minutos. Podemos resumir este momento com as seguintes
palavras:
"Em 18 de
outubro, em Brasília, o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte e
Projeto Âncora/SP; Prof.ª Simone Lima do Instituto de Psicologia da UnB, Projeto
Autonomia; Prof.ª Ely Paschoalick, organizadora do Manifesto pela Educação;
Prof.ª Cláudia Passos Sant’Anna, Organização do CONANE e Manifestinho e a Prof.ª
Sonia Goulart da Organização CONANE entregaram pessoalmente o Manifesto ao
Ministro Aloízio Mercadante e à equipe do MEC".
Encaminho
em anexo um resumo de algumas ações que estamos agendando para cumprirmos neste
primeiro ano de entrega do III Manifesto. O documento em PDF é denominado:
<acompanhe o Manifesto 2013-2014>.
3- De que maneira concreta essa ação pode contribuir para melhorar a
educação no Brasil?
Denunciamos e anunciamos mudanças que urgem serem realizadas no Sistema
Educacional. Anunciamos que o Brasil possui cientistas educacionais, cujas
teorias e práticas apontam os rumos que a mudança deve tomar.
Nos disponibilizamos para intenso debate nacional e estamos otimistas
pois como
desdobramento de nossa audiência com o senhor ministro, está sendo criado pelo
MEC um GT - Grupo de Trabalho que tem por objetivo avaliar 30 dos 100 locais
que, nós responsáveis pelo Manifesto, indicamos como ambientes educativos em
concordância com os indicativos de qualidade do III Manifesto: Mudar a Escola,
Melhorar a Educação: Transformar um País.
Tais
locais já praticam as mudanças na rotina escolar anunciadas pelo Manifesto e
cremos que com a visibilidade maior que o MEC pode oferecer a estas escolas e
projetos, se avaliados positivamente por este órgão, poderemos multiplicar com
mais rapidez uma vez que basta utilizar a lei brasileira que oferece autonomia a
suas instituições educacionais públicas e particulares.
4- Qual a expectativa dos
organizadores desse manifesto para a ação do dia 19/11/2013?
Encaminho em anexo a listagem das
cidades onde acontecerão cerimônias públicas de entrega do manifesto ao poder
executivo, legislativo, judiciário, conselhos tutelares, diretores escolares, líderes
religiosos, líderes comunitários, diretores educacionais, professores,
estudantes, pais, e de todos que constituem a população
brasileira.
O arquivo em dox é
denominado<cidades onde havera cerimonia enviada para
Lauro>
Temos a expectativa de
sensibilizar as autoridades e população destas cidades no sentido de que as
mudanças necessitam ser urgentes e profundas. Que as mudanças devem partir de
amplo debate dos paradigmas do século XIX que conflitam com os professores do
século XX, que sabem que cada um tem uma maneira especial de aprender e que
a aprendizagem pressupõe
criação de vínculos afetivos.
Sensibilizá-los de que mudanças
estruturais necessitam serem feitas, com responsabilidade e embasamento
científico, pois o que está posto não satisfaz a criança, o adolescente, o
adulto e os idosos do século XXI que nunca, na história da humanidade, tiveram
tanto acesso ao conhecimento e na história do Brasil tiveram tanto anseio de
praticar sua cidadania dentro de um ambiente democrático, e por que não iniciar
esta prática no dia a dia do AMBIENTE EDUCATIVO DE UMA ESCOLA?
5- nosso objetivo maior é propor a construção de um novo
ambiente educativo neste século XXI, rompendo
definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso.
6- Um de nossos
desdobramentos é a confecção do Manifestinho e envio em anexo uma síntese de
nossa programação para construí-lo ao longo de um ano. Na CONANE haverá espaço
para inscrição de educadores que desejarem colaborar com o manifestinho. O
arquivo em docx é denominado <sintese do manifestinho - dia
18>
Nenhum comentário:
Postar um comentário