segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DEPOIMENTO SOBRE O MANIFESTO.

Emocionada, muito emocionada!
Parabéns à todos!
Disseminar em Guarulhos tem sido uma luta diária.
Sinto grande identificação com o que semeiam os RCs, pois quando eu trabalhava como professora, intuitivamente sempre fiz diferente, e apaixonadamente amei cada aluno que tive... ainda os amo.
No entanto, tenho acompanhado de forma mais passiva o que foi construído aqui, por muitos motivos que talvez eu ainda nem tenha uma compreensão exata, mas um deles, eu sinto mais claramente agora...
Uma colega "pessimista" me questionou dizendo que o Manifesto vem de cima para baixo e que por este motivo não é válido. Respondi firme e feliz imediatamente:
o Manifesto não foi escrito de cima para baixo, foi escrito por quem está efetivamente fazendo a diferença lá na ponta, com as crianças e adolescentes... É legítimo sim, e só não o seria se fosse escrito por nós, que não estamos vivendo essas relações de aprendizagens e que ditamos regras da forma m ais hierárquica possível, da secretaria para a escola...
nesta hora eu entendi muito bem o porque não me sentia tão a vontade em opinar... Estou muito emocionada sim, cheia de esperança porque acredito em cada um de vocês e volto a acreditar em mim mesma... Foi um marco termos feito a entrega do manifesto aqui nessa Câmara Municipal, a política desta cidade é muuuuiiitoooo complicada, mas tenho certeza que em várias outras também é e isso não nos inibiu nem impediu de fazermos um pouquinho por esta história.
Após a entrega na Câmara, fomos convidads a dar uma entrevista em uma programa de TV local, a TV Cantareira, no Programa Tribuna Livre.
Eu particularmente faço muitas críticas a minha própria fala, pois o fato de não estar habituada a este tipo de ação, me desconcertou em alguns momentos, onde não respondi o que seguramente seria mais importante ter respondindo. Como por exemplo que é a escola pública de qualidade que queremos garantir e que se  professores falam mal, como me perguntor o apresentador do programa, deve-se exatamente a má qualidade desta escola que denunciamos.
Bom,  mesmo assim, penso que foi positivo, já que conseguimos colocar a discussão na mídia local.
O programa foi ao ar dia 20/11 e disponibilizado no youtube dia 22/11.
Ao que tudo indica, teremos algum desdobramento positivo aqui em Guarulhos, mas prefiro aguardar um pouco mais a confirmação antes de comentar.
Agradeço muito ao Prof. José Pacheco pela capacidade ímpar de motivar e movimentar tantas pessoas que se renovam na esperança a cada dia.
Agradeço a Carla Lam e ao Luiz, que foram as pessoas que me adicionaram a esta lista ano passado, e são para mim uma referência que guardo com muito carinho.
Conheci pessoas incríveis tanto no 3º EnRC, quanto no encotro de Belmiro Braga... Muita gratidão à todos, pois hoje me encontro muito mais esperançosa.
 
Segue link do youtube:
m.youtube.com/watch?v=0ghR41lr97k
 
Carinhosamente,

Ana Paula Casal de Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts