Escola quer editar livro com as produções de seus alunos
Jornal do Vale do Itapocu - 27/10/13Como incentivar os alunos no desenvolvimento das habilidades necessárias para se tornarem leitores e escritores competentes? A indagação faz parte do projeto “Pequenos Leitores – Grandes Autores” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Araci Duarte, de Massaranduba, iniciativa das professoras Deise Cristiane Dereti Gaio, do 2º ano, e Martinha Sadzinski Riegel, do 3º ano, que ensinam 40 alunos.
A resposta foi buscada por meio da contação de histórias e pelo manuseio de livros de literatura, onde os alunos tiveram descobertas espetaculares por meio da imaginação e das emoções peculiares a cada um. As professoras contam que as crianças tiveram contato com textos de diversos gêneros, para que pudessem, depois, ter instrumentos necessários para a prática da escrita.
A centralidade da proposta foi incentivar o desenvolvimento das habilidades necessárias à leitura e escrita com vistas à produção com qualidade. Um dos desafios para os alunos foi o lançamento de um livro com as suas próprias produções, instigando-os a melhorar a escrita para obter um produto final de qualidade.
“O livro ainda é um sonho e estamos correndo atrás dele”, observam Deise e Martinha. O projeto iniciou no primeiro semestre e está sendo finalizado. Durante as aulas, as professoras disponibilizaram diversos gêneros textuais, para que conhecessem as características e a identificação, como também incentivaram a produção de textos para valorizar as habilidades de cada um. O livro será a culminância do trabalho.
Presentemente, busca-se patrocínio para a edição, de modo que se complete o desafio lançado de reunir os diversos textos produzidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário