terça-feira, 12 de novembro de 2013

A EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO PARA OS NOSSOS PROBLEMAS.

30/09/2013 - 06h00

"Acreditamos que a educação ainda é a solução para nossos maiores problemas"

 
FOLHA DE SÃO PAULO

A cidade de Bonito (PE), conhecida por suas famosas cachoeiras, possui cerca de 48 mil habitantes e é uma das cidades de maior potencial turístico do Estado devido ao ecoturismo e por ter sido o cenário histórico do movimento sebastianista .
Porém, não é só pelo turismo que Bonito se destaca. Professores e universitários voluntários da UPE (Universidade de Pernambuco) levaram para duas escolas do município um meio de tornar divertido a inclusão digital das crianças.
O e-Bonito foi criado numa parceria inusitada entre a professora Patrícia Endo, do curso de sistemas de informação da UPE, e Raul Lima, projetista acadêmico do curso de administração.
Os dois se conheceram em um ônibus e tiveram a ideia de criar um projeto de aplicativo que viesse a auxiliar nas atividades turísticas municipais.
Logo depois, resolveram abrir os olhos para o que era prioridade e, ao invés de pensar primeiro em quem chegaria de fora para conhecer a cidade, pensaram no que poderiam fazer para quem já vive no local.
Dentro desse contexto, depararam-se com a seguinte questão: todos os alunos da 5° série da rede pública municipal de ensino ganharam netbooks da prefeitura.
Apesar da boa intenção, porém, a maior parte dessas ferramentas não estavam sendo usadas para todo o seu potencial, pois os alunos não sabiam fazer o bom uso dos equipamentos.
Os professores perceberam que podiam construir um curso que proporcionasse uma base cultural que fizesse as crianças ter cada vez mais expectativas para um futuro acadêmico. E dessa assim nasceu o e-Bonito.

O curso Aprender e Criar possui aulas super divertidas ,sempre aos sábado. "Tivemos um resultado muito positivo das nossas ações", diz Lima. "Acreditamos que o importante não é o saber, mas o que podemos fazer com o nosso saber."
"Às vezes ficamos tão centrados que não ultrapassamos os muros da universidade e terminamos esquecendo de aplicar o conhecimento lá adquiridos nos ambientes que mais necessitam de nós. Estamos fazendo isso porque acreditamos que a educação ainda é a solução para os nossos maiores problemas", afirma Endo.
Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts