sábado, 23 de novembro de 2013

ATIVIDADES LÚDICAS DÃO ASAS A IMAGINAÇÃO.

Prefeitura de São Luís incentiva leitura por meio do Projeto Carro Biblioteca

Jornal Pequeno - 18/11/13

Por meio de atividades lúdicas que estimulam a imaginação e o desenvolvimento das habilidades leitora e escritora, o Projeto Carro Biblioteca transporta conhecimento e cultura aos alunos da rede municipal de ensino. Com as ações, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa democratizar o acesso à leitura, uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, além de contribuir para a formação de leitores efetivos na capital maranhense.

Entre os roteiros que já receberam o projeto está a UEB Professor Sá Valle. Cerca de 60 alunos da escola tiveram a oportunidade de apreciar obras literárias e ainda puderam participar de atividades como desenho, pintura, jogos, brincadeiras e rodas de contação de história nos espaços físicos da escola. Entre os temas abordados durante as ações realizadas na unidade estavam Meio Ambiente e Cultura Regional.

O aluno Erick Assis gostou tanto da história sobre o Auto do Bumba-meu-boi que, estimulado pela equipe do projeto desenhou a fazenda, cenário para a história de Pai Francisco e Mãe Catirina. “Gostei muita da história que foi contada, pois aprendi muita coisa com ela”, afirmou Erick.

A proposta permite que a criança estimule a criatividade em um mundo de descobertas e conquistas. Para a professora Ilka Almeida, o incentivo à leitura é a base do aprimoramento intelectual. “A leitura dá vazão à imaginação mesmo quando a criança ainda não consegue ler, pois as imagens despertam nos alunos o gosto pela atividade. Ao se apropriar desse conhecimento, eles passam a compreender melhor até as outras disciplinas da escola”, explica.

Os dois veículos que integram o Projeto “Carro Biblioteca” possuem um acervo de 1.200 livros e cada um dos veículos é equipado com um televisor e um aparelho de DVD. A gestora da UEB Professor Sá Valle, Maria José Cavalcante, afirmou que o projeto chegou à escola em boa hora. “A iniciativa reforça as atividades desenvolvidas na sala de aula como o Cantinho da Leitura, cujo objetivo é promover a interação entre as crianças, estimulando o diálogo e facilitando a aprendizagem”, aponta a diretora.

O trabalho do projeto, que é voltado para área educacional, social e cultural, atende todas as unidades que compõem a rede municipal de Educação, mas não fica restrito aos prédios escolares. Por meio de ofício, que deve ser encaminhado à Semed, a comunidade pode solicitar os serviços do Carro Biblioteca, a solicitação é atendida conforme disponibilidade da equipe técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts