Atualizado:
26/11/2013 01:00
| Por Bia Reis, estadao.com.br
Colombiana leva 'Nobel' de educação
DOHA -
Quando começou a delinear, nos anos 70, o modelo educacional Escuela Nueva, a
socióloga colombiana Vicky...
DOHA
- Quando começou a delinear, nos anos 70, o modelo educacional Escuela Nueva, a
socióloga colombiana Vicky Colbert não imaginava a amplitude que suas ideias
tomariam. Na época, sua preocupação eram as crianças e os adolescentes das zonas
rurais da Colômbia, que tinham pouco acesso ao sistema formal de educação e,
quando estavam na escola, se deparavam com um ensino de baixíssima qualidade. "A
formação dos professores era precária e as escolas não se comunicavam com a
sociedade. O calendário e a avaliação eram extremamente rígidos e o método de
ensino, exclusivamente focado no professor", relembra Vicky.
Com
o Escuela Nueva, a socióloga mudou a realidade das escolas rurais – e depois das
urbanas. A inovação chegou a 20 mil colégios e tornou-se política pública na
Colômbia. Na década de 1980, estudo comparativo entre 11 países
latino-americanos, da Unesco, apontou que só Cuba e Colômbia haviam conseguido
melhores resultados nas escolas públicas rurais do que nas
urbanas.
O
programa migrou então para Nicarágua, Guatemala, Guiné, Peru, Honduras, El
Salvador, Panamá, Paraguai, Brasil, República Dominicana e Chile, com apoio de
organizações como Unicef, Save the Children e Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID). Nos últimos anos, chegou ainda mais longe: México, Timor
Leste, Vietnã e Zâmbia.
No
decorrer de 40 anos, a socióloga que enfrentava longas viagens pelo interior de
seu país virou vice-ministra da Educação da Colômbia, atuou como assessora
regional em Educação das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe e fundou
a Fundação Escuela Nueva, ONG que criou para expandir o modelo educacional. No
fim de outubro, recebeu o Wise 2013, a mais importante premiação de educação do
mundo – uma espécie de Prêmio Nobel da área –, promovido pela Fundação
Catar.
Inovação.
Vicky conta que as ideias que colocou em prática nos anos 70 não eram novas.
Importantes pensadores e educadores as discutiam desde o início do século
passado. "O novo não foi a concepção filosófica. O novo foi termos conseguido
colocá-la em prática e a disseminado", diz.
O
Escuela Nueva centra a aprendizagem na criança e propõe um currículo com base no
cotidiano e em avaliações flexíveis. Foca a relação da escola com a comunidade e
enfatiza valores democráticos. E trabalha a capacitação dos docentes. "Qualquer
professor em qualquer escola pode aplicar a filosofia e melhorar a aprendizagem
de seus alunos."
Essa é a grande questão:
ResponderExcluir"O novo não foi a concepção filosófica. O novo foi termos conseguido colocá-la em prática e a disseminado", diz.
Essa é a grande questão fazer todo esse discurso, todo o blablá chegar dentro da sala de aula, é siso que precisa acontecer!
Prêmio Nobel para quem consegue isso!
Amigos, O que é um prêmio Nobel para quem enfrentou o que enfrentou está professora??? Abraços, Letícia em NOBEL DE EDUCAÇÃO VAI PARA A COLÔMBIA.