segunda-feira, 25 de novembro de 2013

RODA DE LEITURA.

Professoras criam roda de leitura em Florianópolis

Zero Hora - 18/11/13
Blog do Galeno
Roda Leitura Florianopolis

Não gosto de ler. Não quero ler. Ler é chato! Depois de ouvir sucessivas reclamações dos alunos quando o assunto era leitura, as professoras Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques resolveram começar uma transformação da Escola Desdobrada e no Núcleo de Educação Infantil da Costa da Lagoa em Florianópolis.

A escolinha que tem como quintal a Lagoa da Conceição sua rotina alterada às terças e quartas-feiras, quando turmas do 1º ao 4º anos são reunidas numa roda literária.

Para ficar mais dinâmico, o momento começa com uma música cantada por todos. Os alunos ficam sentados sobre uma almofada — uma minhoca gigante — feita pelas professoras. Os alunos que irão ler são sorteados. São até cinco numa tarde. Cada um escolhe o livro. Aos outros cabe escutar a história e depois preencher um cronograma de leitura, que também foi criado para o projeto.

Em uma tabela de papel eles colocam a data e o mês da leitura. Listam quem foram os leitores do dia, o gênero do livro, e fazem observações sobre o texto.

— A gente percebeu uma evolução muito grande nas anotações. Antes eram apenas: achei legal. Gostei. Hoje eles elaboram mais e explicam por que gostaram — conta Carolina.

Cada aluno tem sua pastinha de cronograma. No fim do ano, junto com todos os registros, os estudantes vão receber um DVD com imagens da roda de leitura.

A professora acrescenta que a evolução foi ainda maior entre os alunos de 1º ano, que estavam em fase de alfabetização. A leitura pausada e silábica está mais ritmada e fluente. Ao iniciar a atividade, a disputa por quem vai ler é grande e por isso o sorteio é necessário. Todos querem mostrar o quanto sabem. Os livros também são disputados e os alunos já avisam para a professora que querem levá-los para casa.

O projeto proporcionou aos alunos um intercâmbio com o colégio do Castanheiro Ilha de São Miguel, em Portugal. Pela internet, eles fizeram uma roda de leitura integrada, uma videoconferência onde leram o livro Um Naufrágio nos Açores, de Rita Cortez.

Aluna do 4º ano do ensino fundamental, Érica Behenck Martins, 11 anos, é uma das que mudou a visão que tinha sobre ler. Aconselhada pela professora, adotou o hábito. As histórias são partilhadas com a avó, para quem lê em voz alta:

— Por causa do projeto comecei a ler mais e tem um monte de livros que eu gosto — ressalta a menina.

Ser finalista já é ser vitoriosa

"Quando soubemos que éramos finalistas, as crianças ficaram muito animadas e saíram correndo pelo colégio. Para a escola foi uma surpresa. A escola faz projetos muitos bons, trabalhos excelentes. A nossa escola trabalha com alma. Faz a criança feliz dentro do espaço da escola. Mas a gente nunca se inscreveu para nada. Foi uma surpresa de verdade. E não é o meu nome nem o da Elizete. É o nome da escola, é projeto da escola.

Isso representa o reconhecimento do trabalho que a escola faz. É o reconhecimento da qualidade de educação que temos aqui na comunidade da Costa da Lagoa. É trabalho com foco na aprendizagem e na qualidade de ensino. Minha filha ainda me perguntou: mas se tu não ganhares? Eu falei: eu já ganhei! Ficar entre os 18 finalistas já é mérito para a gente! A gente já ganhou! A gente já é vitorioso!"

Modo de fazer

- Forme uma roda de leitura com seus alunos. Antes de iniciar a atividade cante uma música com a criançada. Uma outra canção deve fechar o final da atividade

- Faça o sorteio dos leitores — o número vai depender do tempo disponível para a atividade — e peça a eles que escolha um livro para ler em voz alta. É importante deixar que o aluno faça a escolha dele, mas dá para sugerir que um livro é muito extenso para o momento, por exemplo.

- Os gêneros também devem ficar a critério dos alunos.

- Trabalhe com os alunos o texto que está sendo lido. Faça perguntas como sobre o que é essa história?, o que o autor quis dizer nessa poesia? Isso ajuda a eles entenderem aquilo que leram e a interpretar a história.

- Cobre dos alunos um cronograma da leitura. Nele deve conter o dia e o mês da leitura. Quem foram os leitores, o gênero, e as observações do estudante sobre as histórias que foram contadas.

- Tenha um dia fixo para a atividade que deve ser contínua e entrar para a rotina das crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts